To meme or not to meme

Essa semana, o bicho pegou na blogosfera, especialmente por causa da forma como o Blogblogs, comunidade de blogueiros da qual faço parte, reformatou a maneira de ranquear seus membros. A coisa ficou mais séria depois que alguns blogs organizaram um meme para burlar o ranking do Blogblogs. Manoel Lemos fez um post no weblog oficial do Blogblogs, justificando a nova forma de ranking e surgiram diversas opiniões a favor e contra o novo modelo de classificação.

Eu penso que um blogueiro não deve procurar ser o primeiro de qualquer ranking. Se isso acontece, é fruto de um trabalho que oferece informação relevante na web, e que é acessado por um grande número de pessoas. Assim, ser o primeiro colocado é uma conseqüência natural desse processo.

O problema é que hoje blog dá dinheiro. Não é o caso do Me emblogando (ainda…rsrs). E muito blogueiros não querem perder suas posições de destaque na blogosfera, para poder continuar monetizando os seus blogs, gerando uma receita bastante razoável para estes tempos de crise, por conta de post patrocinados, publicidade em banners etc.

Acredito que informação de qualidade sempre terá uma grande procura. Portanto, a fogueira das vaidades da blogosfera nacional não deveria existir. Quem é bom se estabelece. E, cá entre nós, quem realmente aí sabe o que significa informação relevante, num mundo em que a cada dia surge um novo gerador de conteúdo, seja bom ou ruim?

Essa discussão não leva a lugar algum. Só acho que devemos sempre procurar ser úteis e produzir conteúdo que tenha alguma função positiva, mesmo que seja através de um meme. Há memes muito bem organizados e que devem continuar, pois informam internautas sobre produtos colocados no mercado, de maneira honesta.

Se essa é uma forma justa de monetizar um blog, que seja bem-vinda. O que não acho legal é ficar com briguinha porque um ou outro blog caiu de posição em um ranking. Vamos trabalhar mais e reclamar menos. Que tal?

Post relacionado no Verdade Absoluta, que vale muito a pena ler:

http://diariodacriacao.blogspot.com/2008/11/ranking-do-blogblogs-google-bombs-novas.html

Uma ideia sobre “To meme or not to meme

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>