Mídias sociais, celebridades e fakes

Recentemente, assisti a um pedaço da entrevista da Luana Piovani, no programa da Marília Gabriela. Daí, surgiu a ideia para esse post. Quando perguntada sobre o uso de mídias sociais, a atriz disse que só tem um blog, cujo CMS ela não pilota. Luana disse que não tem um perfil no Twitter e que foi surpreendida por seu próprio patrocinador, que pediu à atriz para divulgar sua atual peça pela rede, pois Piovani tinha mais seguidores que o próprio patrocinador.

Essa situação me fez pensar no uso que os famosos dão às mídias sociais e como eles se relacionam com elas. Artistas são pessoas públicas e, com o crescimento das redes sociais, cada vez mais pessoas têm acesso a eles ou aos seus fakes. O que aconteceu com Luana já acontece com outras pessoas conhecidas que se surpreendem quando veem twitteiros tomando conta, sem autorização, dos seus perfis e respondendo aos fãs por eles.

Penso que as chamadas celebridades devem ter um novo olhar para as mídias sociais. Como o Twitter é a ferramenta mais badalada dos últimos tempos e o acesso a ele é muito fácil, os famosos poderiam criar uma conta e apontá-la como oficial em um site ou blog. Não é algo difícil de ser feito. Mesmo que o artista não use o Twitter ou qualquer outra rede social (ninguém é obrigado a usar nada que não queira), já seria uma maneira de avisar aos fãs ou a um potencial patrocinador que aquele perfil é oficial, mas não é utilizado. É como se fosse uma marcação de território para garantir a personalidade real do famoso nas redes.

O próprio Twitter já disponibiliza um selo para os perfis “reais” dos artistas. Mas, como o processo de obtenção desses selos ainda é meio lento para quem não é dos Estados Unidos ou Reino Unido, fica mais difícil conseguir essa garantia oficial. Quem sabe agora, com a abertura de um escritório do Twitter no Brasil, a coisa melhore.

Conta verificada do Marcelo Tas

Com selo ou sem selo, o fato é que artistas deveriam melhorar a forma de utilização das redes sociais. Ainda é pequeno o número de brasileiros que têm ideia do uso correto e das possibilidades que as mídias sociais oferecem. #ficaadica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>