Chris Brogan fala sobre o Google+ para negócios

Nesta segunda-feira, 28, o famoso consultor e guru em mídias sociais Chris Brogan promoveu um webinar sobre o Google+ para negócios. Afinal, desde a liberação do gigante de Mountain Ville para a criação de páginas de empresas, muitas dúvidas têm surgido e um profissional como Brogan – que vai lançar um livro sobre o Google+ nesse Natal, é sempre uma boa fonte de informação.

Esse tema já foi abordado por mim aqui no blog. Em geral, o webinar de Brogan não trouxe grandes novidades, mas deu algumas dicas sobre estratégia de conteúdo, que podem ajudar quem ainda está perdido no Google+.

Google+ Vs. Facebook

A primeira coisa que Chris Brogan mencionou no webinar foi sobre a “briga” entre o Google+ e o Facebook. Na verdade, segundo Brogan, não deve haver uma disputa entre um ou outro. O consultor segue a linha de pensamento de Guy Kawasaki, que diz que o Google+ é uma forma de conectar pessoas por meio de seus interesses. Já o Facebook, conecta pessoas que se conhecem ou têm alguém que serve de hub entre elas.

Eu vejo o Google+ como uma excelente ferramenta de distribuição de conteúdo, mas acho que ainda vai levar um tempo para que as pessoas percebam que o Plus é muito mais que uma rede social.

Melhore sua apresentação

Chris Brogan mencionou que as empresas, assim como as pessoas, precisam melhorar suas páginas de apresentação. Aquelas páginas do tipo “Sobre”. Para ele, uma boa apresentação pode ser meio caminho andado para despertar o interesse por uma empresa.

Perfis interessantes para “circular” no Google+

Apesar de o webinar ter sido sobre dicas para empresas no Google+, Brogan deu dicas para quem precisa de indicações de bons perfis. Já existem alguns diretórios de perfis, como o Women of  Google+ (que só indica perfis de mulheres), o Find People on Plus e o GPeep (esses últimos permitem que perfis sejam encontrados de acordo com palavras-chaves, ao estilo do Follower Wonk para o Twitter).

Uma conta de e-mail apenas para gerir as página no Google+

Perguntei a Chris Brogan sobre a limitação que empresas enfrentam para gerir contas, tendo apenas uma conta de administrador para usar o Google+. Ele disse que isso deve ser resolvido pelo Google em breve e que por enquanto é aconselhável compartilhar a mesma conta de e-mail para a empresa.

Estratégia de Conteúdo

Para Chris Brogan a estratégia ideal de conteúdo no Google+ não difere muito das outras mídias sociais: uma boa e balanceada mistura de posts originais sobre a sua empresa, inovação e compartilhamentos de conteúdos de outros perfis ou páginas. Brogan apontou as páginas da Dell, Intel e Red Bull, como empresas que estão fazendo a coisa certa no Google+.

Os círculos de Brogan. Reconheci Brian Clark (Copyblogger), Robert Scoble e Scott Monty, da Ford

Para o consultor é sempre bom fazer testes de postagens em diferentes horários. Uma outra dica é o Ripples, feature que mostra quantas pessoas deram +1 a um determinado post, ainda não está disponível para todos (eu não tenho, também). Acredito que o Google deva liberar o feature para todos em breve, como faz sempre que lança novos produtos.

Hangouts

Como eu falei no meu post sobre o Google+ para empresas, Chris Brogan ressaltou a importância dos hangouts, também. Segundo ele a oportunidade de lançar produtos para clientes escolhidos meritocraticamente é uma das inúmeras possibilidades que a ferramenta oferece. O poder do vídeo não deve ser subestimado.

Um fato engraçado foi quando Brogan decidiu mostrar o que é um hangout. Ele escolheu o perfil para fazer o hangout com ele e … recebeu um belo erro 404 (página não encontrada), ao que respondeu com um “Thank you, Google!”. Tive que rir dessa.

Toma essa! Chris Brogan não gosta do Klout

Perguntado sobre a influência do Google+ no Klout, que incorporou recentemente o Plus à ferramenta de métricas sociais, Brogan foi categórico: “não gosto do Klout e não sou o cara certo para falar sobre o ele”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>